Assim como Nanã e
Obáluáìýê, Oyá também está ligada ao culto dos mortos, ao culto Lésse Egún.
Porém, ao contrário deles, Oyá não determina a vida ou a morte, sua função
limita-se em guia-los, conduzi-los, desde seu desprendimento do corpo até um dos
nove Orùn, de acordo com as orientações e julgamento de Olòdùmáré. E, para
assumir essa função, Oyá, segundo a mitologia Ìýòrùbá, após inúmeras
tentativas, conquistou a confiança de Obáluáìýê, que, prontamente, lhe ensinou
a lidar e comandar os Egún. Contudo, Oyá recebeu de Osòosí um Erukerê especial,
chamado de Iruexim (feito de rabo de cavalo) e um pó vermelho chamado Àròlê,
ambos têm o encantamento de se proteger desses espíritos, bem como comandá-los.
Assim, Oyá encaminha os espíritos a um dos nove Orùn, que são:
Orùn Ìsòlù ou
Àsàlù: Local de julgamento por Olòdùmáré para decidir qual dos respectivos Orùn
o espírito será conduzido.
Orùn Alààfia:
Espaço de muita paz e tranquilidade, reservado para pessoas de temperamento
brando, natureza pacífica, pessoas bondosas e pacatas.
Orùn Funfun: Espaço
para os inocentes, espíritos de crianças, local da pureza dos sentimentos e
intenções.
Orùn Bàbá Ení:
Espaço para os grandes sacerdotes e sacerdotisas, Bàbálòrìsás, Ìýálòrìsás,
Ogans, Ekèdìýès, enfim, é o espaço para todos aqueles que possuem tempo e
responsabilidade dentro do culto afro.
Orùn Afèfé: Local onde
os espíritos tem a oportunidade de corrigir erros, onde eles têm a possibilidades
de reencarnação, de volta ao Àìýê.
Orùn Àpáàdì:
Reservado para espíritos impossíveis de ser reparados.
Orùn Rèrè: Espaço
para aqueles que foram bons durante a vida.
Orùn Bùrùkú: Espaço
ruim, Ìbònán, quente e ardente. Reservado para as pessoas más.
Orùn Márè: Espaço
para aqueles que permanecem no Orùn, pois tem autoridade absoluta sobre tudo o que
há no Orùn e no Àìýê. Esse Orùn é para as pessoas perfeitas, de reputação
ilibada, para os supremos em qualidades e feitos. Reservado à Olòdùmáré e todos
os Orixás e divindades.
A partir desse conhecimento,
é possível, perceber a grande importância que Oyá representa em nossas vidas.
Nota-se, também, que Oyá é um Orìsá fundamental para o equilíbrio espiritual,
pois é ela quem domina o Eró Ikú (segredo da morte). Sendo assim, os caminhos
de Oyá do culto Ìgbàlé, são as que exercem essas características, porém é
importante esclarecer que todos os caminhos possuem poder sobre os Egún e Ikú,
principalmente, Oyá Bàgãn, que, inclusive, é venerada por ele e comanda o
exercito deles.
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